segunda-feira, 26 de julho de 2010

National Ignition Facility (NIF)


Em maio de 2009 foi criado nos Estados Unidos, Livermore - Califórnia um Instituto conhecido como Instalação Nacional de Ignição (National Ignition Facility, ou NIF), que tem como objetivo recriar a energia produzida pelas estrelas como o Sol.

A instalação custou 3,5 bilhões de dólares e possui 192 lasers feitos com quase 60 milhas de espelhos, fibra ótica, cristais e amplificadores de luz , esses lasers servem para disparar e assim pulverizar um grão de combustível hidrogênio menor que uma cabeça de fósforo. Comprimidos e aquecidos a temperaturas maiores que aquelas de um núcleo de estrela, os átomos de hidrogênio se fundem em hélio, liberando explosões de energia termonuclear. Para isso é preciso recriar as condições(pressão e temperatura de uma estrela).

Para construir os reatores e desenvolver toda a parte de pesquisa foram necessários 7mil funcionários trabalhando diretamente e 3 mil subcontratados(todos pesquisadores , físicos e cientistas renomados,formando um grande time da física) toda a montagem e pesquisa duraram exatos 12 anos. O reator possui 60.000 pontos de controle, 30 vezes mais que os encontrados num ônibus espacial.Em fevereiro, a NIF disparou seus 192 raios de luz, em sua câmara-alvo, pela primeira vez, a temperatura produzida na câmara-alvo durante a pequena duração do experimento foi equivalente a 500 vezes a energia consumida pelos Estados Unidos.

Porém, não foi possível aumentar sua energia ao ponto de ignição, o ponto de ignição seria a barreira final para a conclusão e sucesso do "experimento" levando a criação de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário